domingo, 31 de agosto de 2008

A Noiva-cadáver

Premiações:

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Sinopse:

Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.
Crítica:
A estética gótica e obscura é feita na tradicional técnica stop-motion (quadro a quadro), que demorou nada menos do que dez anos para ser desenvolvida da forma como Tim Burton idealizou.

O filme é muito bom, e no mesmo estilo de "O Estranho Mundo de Jack". É super divertido e vale a pena assistir, apesar de muitos acharem que é filme infantil, desenhos não foram feitos só para crianças.
O filme mostra um tom de sarcasmo, caricaturando personalidades eternas do repertório humano. Os personagens são muito bem feitos e os atores são excelentes.

A ironia está presente no roteiro, assim como na construção da fotografia. Enquanto que o mundo dos vivos é duro e seus relacionamentos são baseados na falsidade, no mundo dos mortos o que predominam são as cores e luzes fortes. Até a trilha sonora guarda essa ambigüidade ao reservar as músicas mais animadas às passagens protagonizadas por mortos.A Noiva Cadáver tem um coração que, apesar de parado, é repleto de bondade. Já o noivo é delicado e sincero. As cores são maravilhosas, os diálogos divertidos e tem muito jazz na história.

Nenhum comentário: